terça-feira, 7 de agosto de 2012

NOVOS DESAFIOS - ATIVIDADE 1.1


A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO
DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
               Um dos maiores desafios de nossos professores, atualmente, é ter a capacidade de oportunizar, aos alunos, atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências (CONHECER, COMPREENDER, DIFERENÇAR, REFLETIR, ANALISAR, ARGUMENTAR E SINTETIZAR), norteadas por uma metodologia que contemple os Quatro Pilares da Educação: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER E APRENDER A SER.
               Acredita-se que esta nova forma de aprender está se concretizando em um processo lento, tanto por parte dos professores, como também dos alunos. Dos professores por despreparo profissional, herdado pela sua formação acadêmica. Importante salientar que não é característica apenas dos professores mais antigos. È notório a falta de motivação de alguns profissionais que estão em início de carreira. Por parte dos alunos é por estarem acostumados a receber tudo pronto, apresentando, como se diz, um desânimo e preguiça de pensar quando se depara com uma situação que exige reflexão. Não podemos generalizar porque um grupo significativo de profissionais busca aprimoramento e atualização profissional, colocando em prática novas ações, mas ainda não é correspondido totalmente em sala de aula. Os alunos também precisam ser preparados para uma nova postura de querer aprender e encontrar no dia-a-dia o valor do conhecimento. Como afirma o autor do artigo Juan Ignácio Pozo, professor e aluno devem ter um novo perfil, um novo olhar para a cultura do conhecimento, resultando então uma qualidade de ensinar e aprender mais eficiente e significativa. Também importante que os envolvidos neste processo estejam motivados para a mudança e querer que haja transformação, convertendo informação em conhecimento. Afirma-se que uma das formas mais evidentes para o sucesso é a escola acompanhar o progresso tecnológico, oportunizando meios mais atraentes de construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário