terça-feira, 7 de agosto de 2012

AS NOVAS TÉCNOLOGIAS E A ESCOLA - ATIVIDADE 1.3


Ensinar é aprender. O professor sabe que seu papel em sala é orientar a aprendizagem, ajudar a formular conceitos, a despertar e desenvolver habilidades e competências, mas ainda não está suficientemente seguro para utilizar todos os recursos tecnológicos que se apresentam. A maioria dos professores ainda são considerados usuários das tecnologias, digitando notas, preparando aulas, digitando textos, procurando conteúdos para suas aulas.... enfim o uso se restringe de forma particular.
Muitos são conscientes que com o avanço sem limite das tecnologias os professores com seu quadro e giz, estão se transformando num dos mais pobres recursos. Não há, por parte do aluno, mais motivação e interesse no aprender de forma tradicional, pois as mídias oferecem recursos atraentes.
È preciso a sensibilização de todos que a cada dia há necessidade da aquisição de novos conhecimentos em todas as áreas e isso ocorre pela necessidadede atualização. Quanto mais se aprende, mais crescemos e mudamos a forma de pensar e automaticamente esta evolução nos exige uma nova forma de aprender.
Há necessidade de selecionar conteúdos de maior relevância e que vem de encontro com os dias atuais, dando ênfase na forma de como o aluno vai aprender, ou seja, utilizar recursos tecnológicos que atraem a aprendizagem, tornando-a significativa.
Vários fatores ainda são empecílios para o professor avançar nesta área e entender que a sua disponibilidade para aprender a lidar com essa evolução tecnológica é possível e que a cada passo no processo da sua aprendizagem ele estará organizando um novo ambiente de aprendizagem para o seu aluno.
Quando temos a internet na escola podemos dizer que estamos com o mundo na escola e o papel do professor é organizar esta aprendizagem de forma produtiva e que oportunize a construção do conhecimento. Interessante se todo final de aula cada professor perguntasse para si mesmo: Hoje consegui fazer meu aluno pensar, criar, refletir....?

Nenhum comentário:

Postar um comentário